sábado, 22 de março de 2008

O hóquei e eu

A mais longínqua memória que tenho de um contato com o hóquei no gelo é em 1992, com uma edição da finada revista Ação Games, que trazia um guia do jogo Slapshot para Master System. Eu tinha uns 7, 8 anos de idade. Mas, ao bater o olho no jogo, eu já sabia que aquilo era hóquei no gelo — possivelmente, vi o esporte em desenhos, coisa do tipo. Mais tarde, vi aquele jogo na tela do vídeo game in veritas.

Acho que, como a maioria dos fãs brasileiros de hóquei, meus primeiros contatos de fato com o esporte foram com os jogos da série NHL da EA Sports, que eu jogava no Super Nintendo. Desde já, gostava de jogar com o Mighty Ducks of Anaheim, possivelmente por simpatizar com o escudo da equipe. Mas ainda não sabia nada a respeito do jogo. Sabia que aqueles times existiam, que aquele campeonato existia, mas não sabia nada a respeito do mesmo.

Os filmes vieram logo em seguida. A trilogia do Mighty Ducks (que muita gente tem por horrível, e analisando do ponto de vista do hóquei, de fato é um filme ruim) e Morte Súbida, com Jean-Claude vanDamme foram os primeiros que assisti por inteiro. Antes, durante um passeio pelo Shopping Center Recife, tive contato com Slap Shot (me recuso a usar o título Vale Tudo). E a cena dos irmãos Hanson subindo na arena para surrar torcedores foi bem marcante na minha infância. Infelizmente, não sabia nada sobre aquele filme, não vi ele inteiro, nem título sabia qual era, e só vim assisti-lo na íntegra quase dez anos depois.

Quando comecei a acompanhar hóquei de verdade, eu até já tinha uma jérsei do Mighty Ducks. Foi por volta de 2002, quando acessei o canal #NHL no IRC e descobri TheSlot.com.br. Através da revista virtual, pude acompanhar melhor a NHL. A essa altura, eu assistia a jogos na ESPN. Mas as partidas aconteciam fora de horário e de programação e era difícil pegá-las no ar. Ao vivo então era uma raridade. Mas pude ver os Ducks vencerem a Conferência Oeste sobre o Minnesota Wild, em jogo que tenho gravado, e perder a Copa Stanley para o New Jersey Devils, o que me foi de uma infelicidade incrível, porque eu achava impossível que os Ducks chegassem a outra Copa.

A temporada 2003-04 foi a primeira que acompanhei na íntegra, pela ESPN, por TheSlot.com.br e, através do fotolog que criei para pôr meus desenhos na rede, conheci Luiz Pedone (do fotolog molson_canadian), Vítor (do fotolog nhl e finado colunista do NHLBr.com), Leo Santojo (do leo_santojo), Daniel Miojo (o louco do modano131) , Fábio (do avs) e André José Adler (do touchdown, narrador da NHL e NFL na ESPN). Conhecendo esse pessoal, entrando em comunidades de hóquei do Orkut... era muito melhor acompanhar a NHL, porque havia o contato com outros torcedores. Havia com quem comentar, havia a tiraçã de onda com derrotas, etc.


Em 2005 eu e o Pedone criamos o blog Camisa10, para acompanhar a Copa do Mundo da Alemanha. Depois de um ano (o blog foi criado em junho), Pedone convocou o Humberto Fernandes para fazer parte do blog. Humberto era colunista de TheSlot.com.br. Através de Humberto, conheci o louco Eduardo Costa, e comecei a ter mais contato com o pessoal de TheSlot.com.br. A NHL voltou do locaute na temporada 2005-06, a segunda temporada completa que acompanhei. Os Ducks foram aos playoffs, surpreenderam vencendo o Colorado Avalanche, mas perderam a final de conferência para o Edmonton Oilers. De qualquer forma, eu estava muito satisfeito, porque o Sr. e a Sra. Samueli, empresários, compraram os Ducks da Disney. O time passou a se chamar Anaheim Ducks na temporada 2006-07 e, com uma defesa formada por Chris Pronger e Scott Niedermayer, tornou-se favorito a vencer a Copa Stanley.

Na mesma temporada, passei a contribuir com TheSlot.com.br e entrei na LBH, a Liga Brasileira de Hóquei, primeira liga virtual simulada do Brasil, com a franquia João Pessoa Turtles (hoje João Pessoa Tartarugas). Aos poucos contribuindo com TheSlot.com.br, acabei virando colunista fixo da revista. E, de quebra, vi meus Ducks vencerem sua primeira Copa em cima do Ottawa Senators — favoritismo confirmado.

Hoje torço pelo bi-campeonato e sigo escrevendo para TheSlot.com.br. Mas foi através da revista e dos artigos de Eduardo Costa e J.J. Júnior (vulgo Mec) que aprendi a admirar o hóquei não gelo — e não apenas a NHL. A história, o que acontece ao redor do mundo. E é por isso que hoje estou aqui, ao lado do Pedone, com este blog voltado à grandiosidade deste que é o esporte mais empolgante do mundo.

Nenhum comentário: